Cálculo aposentadoria e tempo de contribuição

Devido às duvidas de muitas pessoas referente à aposentadoria, esclareceremos parte delas aqui nesse artigo. A aposentadoria é um direito de todos os trabalhadores que atingiram uma “meta” estipulada pela Previdência Social, meta essa que pode ser batida de algumas formas: Tempo de contribuição de serviço no INSS, pela Idade e em alguns casos, por invalidez (encostamento por incapacidade de trabalhar). Poucos pensam em se aposentador por invalidez, pois ninguém quer desejar doenças para si. Esse artigo tem como finalidade mostrar como é possível realizar o cálculo aposentadoria e também disponibilizaremos uma calculadora logo abaixo para vocês realizarem o cálculo de tempo de contribuição.

Cálculo de Aposentadoria

Existem vários tipos de aposentadorias e algumas formas de realizar o cálculo aposentadoria, é claro que para cada tipo de aposentadoria os requisitos serão diferentes, a contribuição INSS será diferente entre outros fatores.

Cálculo aposentadoria e tempo de contribuição

Veja os tipos de aposentadoria disponíveis no INSS:

  •  Aposentadoria por idade:

É concedida aos homens com idade a partir de 65 anos e mulher a partir de 60 anos de idade. Caso sejam trabalhadores rurais, os homens necessitam ter idade a partir de 60 anos e mulher 55 anos de idade. Com tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

  • Aposentadoria por tempo de serviço:

Para aposentadoria por tempo de serviço, são necessários pelo menos 35 anos de contribuição para os trabalhadores do sexo masculino e 30 anos para o sexo feminino. Em casos de profissões como professores, o tempo de contribuição passa a ser 30 anos para homens e 25 para mulheres.

  • Aposentadoria por invalidez:

Para solicitar a aposentadoria por invalidez é necessário passar pela perícia médica do INSS, caso seja constatado a não possibilidade de continuar o trabalho, a aposentadoria será concedida.

  • Aposentadoria Especial:

Esse tipo de aposentadoria é para trabalhadores que trabalham em área de risco ou expostos a agentes nocivos à saúde.

Simulação de Aposentadoria

Afim de saber quando poderá se aposentar, a previdência Social disponibiliza um sistema para realizar o Cálculo Aposentadoria. Veja como acessar:

  1. Entre no site da calculadora da Previdência Social através deste atalho;
  2. Preencha com o seu NIT/PIS/PASEP;
  3. E digite as letras e números que aparecerão aleatoriamente no quadrado abaixo.

Veja também:

Aposentadoria por tempo de Serviço

A aposentadoria por tempo de serviço é concedida quando o trabalhador já trabalhou por um determinado tempo e quer solicitar a aposentadoria. Logo em cima, no tópico anterior há uma explicação detalhada explicando quanto tempo cada trabalhador poderá se aposentar por tempo de serviço. Já sabe quanto tempo de serviço você tem? Realize agora mesmo o cálculo aposentadoria logo abaixo.

Cálculo Aposentadoria

O cálculo aposentadoria é simples, apenas deve-se lembrar que para homens, são necessários 35 anos de contribuição e para mulher, 30 anos de contribuição.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.