Consulta tempo de contribuição – Extrato de contribuições INSS

De tão cansativa que é a vida dos trabalhadores Brasileiro, a ansiedade por um descanso diário fala mais alto do que tudo. Todos os dias nós trabalhadores procuramos sair para ganhar o pão de cada dia e suprir as nossas necessidades e as das nossas famílias. Mensalmente contribuímos para o INSS – Previdência Social; órgão responsável por gerir vários programas voltados para os trabalhadores e dependentes dos mesmos.

Veja também:

A busca pela aposentadoria vem crescendo a cada dia que passa, porém, a expectativa é que haja algumas complicações futuras ao longo do tempo para se aposentar, pois o propósito do Governo é deixar mais rigoroso o processo para solicitar a aposentadoria. Com toda essa euforia, nós buscamos informações referentes ao Extrato de contribuição INSS que é descontado mensalmente dos nossos salários.

Quem tem direito a aposentadoria?

A aposentadoria é um direito de todos, basta que o solicitante esteja ciente do seu Extrato de contribuição INSS e veja se está dentro dos requisitos de idade e tempo de contribuição. Hoje, há vários tipos de aposentadorias, veja quais são elas a seguir:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria para trabalhador rual;
  • Aposentadoria por insalubridade;
  • Aposentadoria por invalidez.

A mais comum é a aposentadoria por idade, a qual está definida para 65 anos caso o solicitante seja homem e 60 anos caso seja mulher. Caso seja trabalhador rural, 60 anos, se for homem e 55 se for mulher.

extrato de contribuições inss

A aposentadoria por tempo de contribuição funciona do seguinte modo: Se o solicitante for homem, basta ter pelo menos 35 anos de contribuição (exceto algumas categorias tipo: professor) e 30 anos, caso mulher.

Agendar solicitação de aposentadoria

Deduzindo que se você está prestes a solicitar a sua aposentadoria, é porque já trabalhou muitos anos da sua vida e agora quer sossego, então, nada mais justo do que não pegar filas quilométrica na porta da Previdência Social. Veja agora como fazer o agendamento no INSS e verificar o seu Extrato de contribuições INSS e solicitar a sua aposentadoria.

Para realizar o agendamento INSS, basta seguir esse atalho e preencher os formulários com todas as informações necessárias que serão exigidas.

Consulta tempo de contribuições – Extrato de contribuições INSS

Geralmente nos perdemos na conta de quanto tempo trabalhamos ao longo das nossas vidas, e com isso, a ansiedade para se aposentar vai crescendo. Mesmo você sabendo que ainda faltam alguns anos para poder solicitar a aposentadoria, é de extra importância ir acompanhando o seu Extrato de contribuições INSS para ter uma noção de quanto tempo falta para você se aposentar, e até mesmo não continuar trabalhando mesmo em condições de se aposentar.

Para realizar essa solicitação, é fácil.

Em primeiro lugar, será necessário fazer um agendamento para realizar o cadastro da sua senha. Logo em seguida, basta entrar com essa senha que você cadastrou. Faça o agendamento aqui.

29 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.