Benefícios sociais

Identidade Jovem – Conheça o programa

O Id Jovem ou Identidade Jovem é um programa do Governo Federal que trouxe diversos benefícios para jovens entre 15 e 29 anos. Dentre as novidades, está a possibilidade de se viajar de graça ou com desconto. Muito bom não é? Esse era um sonho de muitas pessoas e através da Identidade Jovem se tornou possível.

Porém, o programa é relativamente novo e com isso é comum que haja muitas dúvidas ainda a respeito do seu funcionamento em vários aspectos. Pensando nisso, preparamos esse artigo para você tirar todas as suas dúvidas e poder desfrutar dos benefícios propostos pelo programa sem nenhum transtorno.

Vamos lá?

O que é a Identidade Jovem?

A Identidade Jovem, é  o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude.

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

Além disso, são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. Caso essas vagas sejam preenchidas, será disponibilizado no mesmo veículo mais duas vagas com no mínimo 50% de desconto.

Identidade Jovem

Quais os requisitos para ter a Identidade Jovem?

Como todo programa social do Governo Federal, se destina a pessoas pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Através da identidade jovem o governo quer assegurar maior participação dos jovens dentro das condições estabelecidas em eventos culturais, esportivos e artísticos. Além é claro, de garantir maior acesso às viagens interestaduais.

Porém alguns requisitos foram estabelecidos para a participação, são eles:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

E aí, se encaixa nos requisitos? Se interessou? Quer saber agora como se cadastrar na Identidade Jovem e ter todos esses benefícios? Clique AQUI.

Você aprenderá de forma rápida, prática e sem dificuldades como realizar o cadastro e começar utilizar os benefícios agora mesmo.

Conheça mais sobre a Identidade Jovem e diversos outros assuntos clicando AQUI.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre a Identidade Jovem? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário