FGTS

Consulta FGTS

Consulta FGTS – O fundo de garantia caixa é um depósito realizado mensalmente, que corresponde a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária aberta na Caixa Econômica Federal, em nome de seu funcionário.

Esse benefício visa auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, seja essa demissão por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais. É muito importante ressaltar que o FGTS caixa não é descontado do salário do empregado, pois é de responsabilidade do empregador depositar essa determinada quantia.

A consulta FGTS é um importante meio de o trabalhador acompanhar se o empregador está depositando no período certo. Saiba mais informações nesse artigo.

Quem tem direito ao FGTS

Têm direito ao FGTS caixa os trabalhadores, urbanos e rurais, trabalhadores avulsos, empregados domésticos, atletas profissionais. Não têm direito ao FGTS os trabalhadores individuais, ou autônomos, ou seja, pessoas que não possuem vínculo empregatício.

A partir de 30/9/2015, passou a vigorar a Lei Complementar 150/2015 – Lei das Domésticas, tornando-se obrigatório o recolhimento do FGTS para o trabalhador doméstico.

consulta fgts

É de responsabilidade do empregador, realizar o depósito na conta da Caixa, vinculada ao FGTS do trabalhador. O valor corresponde a 8% do salário do trabalhador, e no caso de menores aprendizes, 2%. O depósito pode ser feito até o dia 7 de cada mês.

Como sacar FGTS

O FGTS Caixa pode ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Os documentos necessários diferem de acordo com os motivos do saque do FGTS. Para saber quais são eles, basta acessar o site do FGTS Caixa.

O saque pode ser realizado em até cinco dias úteis após a solicitação. Saques de valor igual ou inferior podem ser feitos nas casas lotéricas ou em caixas eletrônicos.

Veja abaixo algumas situações, de acordo com o site do FGTS, em que esse pode ser sacado:

  • Aposentadoria
  • Compra de casa própria
  • Demissão sem justa causa
  • Morte do patrão e fechamento da empresa
  • Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos
  • Doenças graves (como Aids ou câncer) do trabalhador, sua mulher ou filho, ou em caso de estágio terminal em qualquer doença
  • Morte do trabalhador
  • Rescisão por culpa recíproca ou força maior

Para ter mais informações basta acessar o site da Caixa Econômica.

Consulta FGTS saldo

A consulta FGTS é uma maneira de o beneficiário saber a quantia que está disponível para ele e também se informar se o empregador está depositando tudo nos conformes.

Para realizar a consulta FGTS basta acessar o site da Caixa Econômica FGTS, o qual disponibiliza o extrato completo, com o saldo FGTS.

Não perca tempo trabalhador e realize sua consulta FGTS para acompanhar sua situação.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário