INSS

Agendamento INSS

Agendamento INSS – Um órgão brasileiro, cuja sigla significa Instituto Nacional do Seguro Social. Esse órgão pertence ao Ministério da Previdência Social e cabe a ele atender necessidades especiais dos seus contribuintes, entre essas necessidades temos: aposentadoria, pensão por morte ou invalidez entre outros.

Buscando sempre oferecer aos contribuintes comodidade e conforto o Instituto Nacional do Seguro Social, criou um serviço denominado: Agendamento INSS. O qual visa viabilizar um atendimento com mais conforto ao cidadão proporcionando-lhe maior bem-estar.

Esse artigo esclarecer o leitor sobre o agendamento INSS.

Veja Mais:

Extrato INSS

Documento que comprova a renda dos beneficiários da Previdência Social, o Extrato de Pagamento, apresenta de forma detalhada os valores pagos pelo contribuinte no mês decorrente.

agendamento inss

Os bancos também disponibilizam ao cidadão este serviço nos caixas eletrônicos.

A emissão do Extrato de Pagamento é feita através do site DATAPREV.

Aposentadoria INSS

A aposentadoria é um benefício garantido por lei a todo trabalhador e esse para ter direito a esse benefício precisa ter contribuído ao INSS nos prazos previstos pela Previdência. A aposentadoria, é então, uma remuneração dada ao trabalhador, após o afastamento dele do trabalho ele pode gozar dos benefícios oferecidos pela Previdência Social ou Privada.

Tipos de aposentadoria:

  • Por Idade: é um benefício dado ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.
  • Por Idade da Pessoa com Deficiência: esse benefício é dado ao cidadão que comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência, além da idade mínima de 60 anos(homem) ou 55 anos (mulher).
  • Por Tempo de Contribuição: é um benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.
  • Por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência: benefício dado ao cidadão que comprovar o tempo de contribuição necessário para este benefício, conforme o seu grau de deficiência.
  • Por Tempo de Contribuição do Professor: é um benefício devido ao profissional que comprovar 30 anos de contribuição (homem) ou 25 anos (mulher), exercidos exclusivamente em funções de Magistério.
  • Por Invalidez: é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa.
  • Especial por tempo de contribuição: é um benefício concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes nocivos à saúde, como calor ou ruído, de forma contínua e ininterrupta, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria.

Previdência Privada

A Previdência Privada não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Previdência Privada é complementar á Previdência Social, e é fiscalizada pelo órgão federal SUSEP (Superintendência de Seguros Sociais).

É possível escolher o valor da contribuição a ser paga nos planos de previdência privada e também a periodicidade em que ela será feita. No entanto, o valor que receberá posteriormente, será proporcional ao valor contribui.

Vale ressaltar que o valor investido em um plano de previdência privada pode ser resgatado pela pessoa se ela desistir do plano.

Agendamento INSS

O agendamento INSS, como já mencionado, é um serviço oferecido pelo INSS ao cliente para lhe dar um atendimento mais prático e cômodo.

Para agendar um atendimento, basta acessar a página da Previdência Social.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário