INSS

Agendar perícia INSS

Perícia INSS – A perícia INSS é um procedimento realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para verificação de diversas finalidades médicas que serão utilizadas para ver a incapacidade do trabalhador, consequência de traumas ou doenças para a concessão de benefícios por incapacidade; a verificação da invalidez para a concessão de bTenefícios assistenciais; a verificação do enquadramento da doença de que o examinado é portador em várias situações de direito a benefícios fiscais, tais como isenção de pagamento de imposto de renda para aposentados.

Essa atividade é desenvolvida por um médico concursado do órgão e treinado internamente, que deve possuir conhecimentos de legislação previdenciária. A relação entre o médico e o segurado tem o objetivo de diagnosticar e comprovar os sinais e sintomas apresentados e emitir parecer acerca de sua capacidade de trabalho. São procedimentos da Perícia INSS:

  • Visitar o segurado em casa quando impossível seu deslocamento a uma agência da Previdência Social para realizar o exame médico pericial;
  • Visitar o segurado no hospital, quando internado, para o exame médico pericial;
  • Participar como médico perito assistente do INSS em exames periciais judiciais de segurados quando o órgão é réu;
  • Eventualmente fazer o exame em empresas conveniadas ao INSS.

agendar perícia inss

O exame médico-pericial visa a definir o nexo de causalidade (causa e efeito) entre:

  • Doença ou lesão e a morte;
  • Doença ou sequela de acidente e a incapacidade ou invalidez física e/ou mental

o acidente e a lesão;

  • Doença ou acidente e o exercício da atividade laboral;
  • Doença ou acidente e sequela temporária ou permanente;
  • Desempenho de atividade e riscos para si e para terceiros.

Auxílio INSS

O contribuinte pode realizar o requerimento do auxílio doença pela internet, através do sistema de Administração de Benefício por Incapacidade da Dataprev.

Esse auxílio é pago ao contribuinte durante o período em que o beneficiário se em tratamento da doença, ou permanecer incapaz de realizar suas atividades. Então o contribuinte receberá esse auxílio, durante o período em que o mesmo se encontre afastado por estar considerado inapto para o trabalho.

Afastamento INSS

O afastamento de qualquer funcionário pelo INSS ocorre após ele passar pela perícia INSS e ser diagnosticado com um motivo, pelo médico concursado pelo órgão, que o torne incapaz de realizar suas atividades habituais por um período que ultrapasse quinze (15) dias.

No período dos primeiros 15 dias de afastamento por motivo de doença, quem deve arcar com o salário do funcionário é a empresa do empregado, depois desse tempo, ou seja, a partir do 16º dia é obrigação do INSS realizar o pagamento.

Agendar Perícia INSS

Para agendar a perícia INSS é muito simples, é feito pela internet através do site da Dataprev, o que torna o serviço mais confortável para você contribuinte.

Então, você que precisa do auxílio INSS, não perca tempo de agendar a perícia INSS.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário